Somos meros "lulus"; final de ciclo;calendário maia;freqüencias;tsunami novamente;ficção ou realida

sexta-feira, 11 de março de 2011

Brasil: a 5ª pior Banda Larga do mundo!

                                                    
Brasil: a 5ª pior Banda Larga do mundo!

Sabe o que significa isso?Estamos cotados entre os piores do mundo. O serviço é caro, a velocidade varia muito, sofre interrupções e nas de wifi, sofre interferências. Por qual razão isso acontece?É que somos educados na forma de engolir qualquer porcaria que nos oferecem e ainda agradecer por isso. Mas, o que é isso, gente?Não estamos pagando?Porque não exigir melhora?Note:eu disse exigir e não reclamar. Reclamar, tanto faz que seja para o CEO o para Sua Eminência, o Bispo:dá na mesma. Exigir, é outro papo:você exige bom serviço porque você está pagando e merece um serviço de qualidade.
Tive internet a cabo, cuja qualidade é das melhores. Depois migrei para ADSL e, por melhor que seja, não é a mesma coisa.
Qual a razão dessa ruindade em matéria de serviço?É a precariedade dos backbones. São espinha dorsal das telecomunicações e o que sucede no Brasil é que as redes (backbones internacionais e nacionais) tem poucas repetidoras.
Num país de dimensões continentais como o Brasil, eles se concentram na Região Sul-Sudeste. Atualmente a Região Centro-Oeste está se atualizando e melhorando os serviços. O número de repetidoras (antenas) só não aumenta por ser este um serviço muito caro. Isso seria bem mais fácil se fosse como um feixe direcional como as comunicações marítimas e aéreas, mas a Anatel cobra muito caro uma concessão: aí em torno de R$9.000,00. Nunca entendi direito a razão desse órgão dificultar tanto as telecomunicações, quando ela só deveria normatizar, mais nada. (Deve estar protegendo interesses excusos).
Bem, no caso, a Banda Larga adequada para nosso país seria via rádio, mas a concessão é tão cara que desanima os empreendedores – afinal, pagando tão caro, o preço final ao consumidor não seria competitivo: seria igual ou mais caro que as outras via telefone ou cabo. Quando se entra no site da Embratel querendo uma concessão, a marcação é tão cerrada como se você estivesse querendo uma concessão para venda de armas à população – será que esse órgão vê a inclusão digital como um perigo?É uma maneira distorcida e antiga de pensar, lembrando quando nossos bisavós não permitiam que suas filhas aprendessem a ler para não escreverem para os namorados...hum! Aí tem coisa, viu?
Voltando a vaca fria, a Banda Larga no Brasil é ruim e não melhora por culpa da Anatel. Com suas exigências descabidas, a prestação desse serviço fica nas mãos de poucas empresas, que por não terem concorrência, praticam um serviço ruim e caro.
Num primeiro olhar, parece que estamos numa época mais recuada, onde a comunicação de massa ainda é vista com desconfiança e cheia de trancas para impedir os avanços. Na realidade, o nosso grande problema é a ganância de uns e a estupidez de outros, numa simbiose macabra.
Anatel!Acorda, filha!Até quando vai viver gorjeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário