Somos meros "lulus"; final de ciclo;calendário maia;freqüencias;tsunami novamente;ficção ou realida

domingo, 2 de dezembro de 2012

Profetas modernos







                 Profetas modernos
                              Muita gente tem taxado os maias de profetas mas, eles eram astrônomos.
                               Agora, se você quer citar profetas modernos, podemos citar H. G. Wells, Jules Verne, George Orwell e Jonathan Swift, entre outros.Esses homens anteciparam a evolução da tecnologia, a inteligência dos sistemas políticos  e outras coisas espantosas.
                                Homens cultos, não se limitaram a viver uma vida acadêmica ou contemplativa, mas, demonstraram onde nos levaria a evolução, quer para o bem ou para o mal.
                                 H. G. Wells, por exemplo com sua “Máquina do tempo”, “A ilha do Dr. Moreau” e “Guerra dos mundos”, mostra o que viria em experiências científicas no futuro.
                                  Jules Verne com “Viagem ao centro da Terra”, “Vinte mil léguas submarinas” e a “A Volta ao mundo em 80 dias”, dá uma mostra de seu conhecimento científico muito amplo.
                                 George Orwell, com sua visão política futurista escreveu “A revolução dos bichos” e “1984” onde aparece pela primeira vez a figura do Grande Irmão (Big Brother), mostrando um mundo onde não existe  mais privacidade.
                                 Jonathan Swift com sua obra inesquecível “As viagens de Gulliver”, mostra diversas realidades alternativas da evolução.
                                Theodore Sturgeon com sua “Viagem ao fundo do mar”que virou filme, também retrata realidades científicas.
                                Se quiser falar de filmes de ficção, então veremos lá pelos anos 50, filmes mirabolantes demonstrando o “raio da morte”, “viagens interplanetárias”, “acessórios de espiões” que viraram realidade com o “laser”, “chegada do homem a Lua” e “celulares”, “canetas com câmeras” e outras bugigangas que nem imaginávamos que iriam existir.
                                   Com isso, me pergunto “pode-se chamar de profeta a quem previu o futuro com tanta exatidão?”Hoje, ainda continuam existindo escritores de ficção e, assim que leio seus textos eu penso “não demora a virar realidade...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário