Somos meros "lulus"; final de ciclo;calendário maia;freqüencias;tsunami novamente;ficção ou realida

sexta-feira, 2 de março de 2012

A Inércia e as dificuldades motoras dos idosos



A Inércia e as dificuldades motoras dos idosos
        Há pouco tempo, estivemos imaginando o porque das dificuldades motoras dos idosos e das crianças.Há uma infinidades de variáveis nessa equação.
               Quando você aprende a andar e da infância à idade madura, você consegue dosar o impulso e sua reação a ele para andar.
               Já quando a pessoa é idosa, a dosagem do impulso e a resposta ao mesmo são deisiguais.Mas, há uma força, alheia ao nosso corpo chamada Inércia que não varia.E é ela a vilã involuntária das quedas e das disfunções motoras dos idosos.
               Quando você dá um impulso para a frente, a Inércia mantém o impulso e o seu corpo sincroniza impulso e movimento.Já quando a pessoa é idosa, a pessoa dá um impulso, a Inércia mantém mas, seu corpo não sincroniza mais.Então, acontecem as quedas e os tropeços.E as consequentes fraturas.
                Não sei se alguém já teria feito essa correlação anteriormente.Mas, para mim foi revelador.
                O que seria a solução para esse problema?Deveria haver um dispositivo ortopédico ou ergométrico que compensasse essa falta de sincronismo.
                Esse simples problema de Inércia faz com que os idosos se sintam caquéticos.Mas, não deveriam pois, a culpa é de uma Lei Física.
                Vemos muitos idosos usarem bengala, muleta e outros acessórios para manter o equilíbrio.Tudo isso seria desnecessário se houvesse a confecção de um simples artefato que faça a sincronização.Asneira?Não!O Exército Americano já inventou algo como um exoesqueleto.No caso dos idosos, poderia o dispositivo ser implantado internamente, na sua coluna.Desde que ví uma bússola de Inércia (usada em naves espaciais), entendí o problema do idoso e sua consequente solução.
                 Precisamos aperfeiçoar e tornar pequeno e viável esse dispositivo.Principalmente, torná-lo acessível a todos os bolsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário