Vencer ou vencer mas, com honra...
                        Desde sempre, o mundo ocidental briga pela vitória.
                        Só que, os nossos princípios, ficaram sepultados nas cinzas do esquecimento.No tempo em que andávamos pela terra com orgulho justificado e de cabeça erguida.Éramos os filhos dos deuses, nascidos para brilhar.
                         Depois, algum cataclisma acabou com a nossa civilização e esquecemos nossas orígens.Nos tornamos pouco mais que animais, pior que eles, pois matávamos por prazer.Para assumir a posse de algo que não nos pertencia.As custas de nossa honra, de calúnias , intrigas e mentiras.
                         Porém, alguns humanos recuperaram e guardaram os princípios de honra.No Oriente, entre samurais e adeptos das artes marciais.Todo um código de honra e decência era aprendido e seguido a risca.O guerreiro que fracassasse, podia usufruir de uma morte honrosa mediante o auto-sacrifício.
                         Mas, no Ocidente reinou a ignorância, a ganância e a estupidez.Reis eram anlfabetos, fanáticos religiosos ou torpes e ganancioso.O motivo das guerras era apenas o saque, mas douravam a pílula fantasiando uma guerra religiosa.
                          Quando a América foi descoberta, a cobiça alvoroçou a Europa, mórmente Portugal e Espanha.O Novo Mundo só era visto como alguma coisa a ser explorada.Os indígenas, segundo a Igreja, “não tinham alma” (tal como os negros).Então, podiam ser escravizados para servir a Espanha e Portugal.
                          Homens ambiciosos e sem princípios aportaram aqui.E, sem um pingo de culpa, trucidaram milhões de indígenas.Tanto Cortez quanto Pizarro, nada ficavam a dever a pior ralé.Ou ao nojento Marquês de Pombal, que trucidou os Guaranís das Missões...e receberam honras da Coroa espanhola!Muitos festejaram sua vitória-VITÓRIA???Sem um pingo de princípios???
                          Foi durante a ocupação portuguesa das Missões que um índio missioneiro, Sepé Tiarajú gritou uma verdade “essa terra tem dono!”.Um seu seguidor ferido, foi assistido por um padre missioneiro que lhe perguntou:
                          -Filho, aceita os santos óleos, perdoe seus inimigos e absolva teus pecados!O Senhor Jesus te receberá em seu reino...
                          -Padre, os portugueses e espanhóis vão para o céu?
                          -Sim, filho.Deus é pai de nós todos sem distinção!
                          -Então, não quero a unção.Não quero ter que aguentar portugueses sem honra na outra vida...
                          Então, o índio fechou seus olhos e o padre encomendou sua alma inocente e pura.Ele se recusava a conviver com bandidos.
                          Hoje, me reporto aos índios e samurais:honra e princípios são artigos raros.Muitos vencem.Mas, só Deus sabe a qunto venderam sua alma ao Diabo para vencer.O quanto de maldade e injustiça praticaram!
                          Se você se julga um vencedor, contabilize quantas pessoas você teve que tirar do seu caminho para vencer.Se o resultado for ZERO, você é um vencedor com honra!!!