Somos meros "lulus"; final de ciclo;calendário maia;freqüencias;tsunami novamente;ficção ou realida

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A morte de Getúlio Vargas

http://sp0.fotolog.com/photo/0/54/11/tumminelli/1192146888_f.jpg
                       A Morte de Getúlio Vargas
                      No dia 24 de agosto de 1954, Getúlio vargas morria com um tiro no coração, deixando uma carta testamento.Pelo laudo do IML, suicídio.Para mim, há controvérsias.
                      Getúlio amava a vida, era um bon vivant e tinha todos os motivos para querer viver.Carismático, poderoso, ele incendiava as massas.
                      Depois de criar a CLT, foi idolatrado pelos trabalhadores.
                      E foi odiado pelos poderosos, principalmente aqueles acostumados a explorar os operários com jornadas cansativas e baixos salários.
                      Havia também os representantes das elites, que compravam a mídia corrupta de Carlos Lacerda para infamá-lo.
                      O povo, as mulheres, crianças e oprários o adoravam.
                      Mas, havia o “povo das sombras”, as “forças ocultas” que urdiam e tramavam para se livrar de Getúlio.Ele era um líder “perigoso”, que arrastava multidões de deserdados com esperança de algum futuro.O “povo das sombras” estava muito inquieto.As “forças ocultas” também.Temiam um levante popular.E, sem muitos pruridos de moral ou decência, tramaram sua morte.
                      Tinha que ser algo convincente pois, o assassinato do oficial na rua Toneleiros e o tiro em Lacerda não convenceram.Não poderia ser um ataque frontal pois, despertaria suspeitas e revolta.Teria que gerar uma comoção e distrair o povo da verdade dos fatos.E assim se fez.
                       Na noite anterior, um homem que conhecia a fundo os discursos de Getúlio, escreveu a Carta Testamento.Já era do conhecimento de alguns o envolvimento de pessoas do Catete no crime do Sacopan.Sabia-se de seu desgosto e da chantagem e pressão que ele sofria pelo “povo das sombras” e pelas “forças ocultas”.Aquela carta, traduzindo um sofrimento intenso, parecia autêntica.Esqueceram, porém, de que também era domínio público uma tentativa de golpe militar para tirá-lo do poder.
                       No dia 24, Getúlio ainda em sua cama, vê aturdido, alguns homens invadirem seu quarto.Um disparo certeiro, e ele está morto.Então, colocam a Carta em lugar de destaque e estava armada a cena de suicídio.O choque e a comoção, desviaram a atenção dos criminosos.
                       Bem que eu vi meu vizinho fazer suas malas, levar dois revólveres e sair decidido rumo ao Rio de Janeiro, palco do crime.Se eu bem o conhecia, ele iria matar, no mínimo, o Lacerda.Mas, a comoção tomou conta dele e lá se foi o coitado dar seu último adeus ao Getúlio.Pena, porque o Lacerda ainda incomodou mais alguns anos.Poderia ter saído de cena antes, com um tiro, onde meu vizinho faria a justiça com as próprias mãos.
                       Dia 24 desse mês, fará 58 anos de um crime político.Os assassinos, como sempre, nesse país, ficaram impunes e morreram de velhos.Pena que não sofreram o que mereciam.Pena que não foram executados sumariamente, como fizeram com Getúlio.Pena que não houve outro além de meu vizinho, disposto a vingar sua morte.País que não reage, vira escravo de povinho incompetente.Vira paraíso de bandidos e não me refiro a traficantes e milicianos mas, a bandidos covardes que agem nas sombras.
                       Já advertí muita gente que, se quiser ser respeitado, faça seu serviço direito, tenha ética e respeito.
                       Mas, do “povo das sombras” e das “forças ocultas” nada disso se pode esperar além de intrigas, tramas e assassinato escondido por detrás de uma armação.Eles não são homens o suficiente para mostrar sua cara, andar a luz do dia e agir as claras.
                       Muita gente irá orar por nosso mártir.Isso, ele foi.Mas, não foi nem covarde (como seus assassinos) nem suicida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário