Somos meros "lulus"; final de ciclo;calendário maia;freqüencias;tsunami novamente;ficção ou realida

sábado, 8 de setembro de 2012

Mentiras católicas






                   Mentiras católicas
                                       Quando eu era criança, ouvia um monte de mentiras como dogmas de Fé:
         -Deus castiga os pecadores;
         -Ladrões e assassinos vão para o Inferno;
         -Carnaval é pecado;
         -sexo é pecado;
         -dinheiro não traz felicidade;
         -gula é pecado;
         -ambição é pecado.
                                         E a coisa ia , de mentira em mentira, solidificando o conforto dos maus, o desconforto dos justos, e a miséria imerecida das pessoas roubadas de suas heranças.
                                         Se um pobre roubasse, fosse preso ou sua filha engravidasse, o padre insistia no sermão até que o infeliz se sentia culpado, ou expulsava a filha de casa.Bonita coisa de se fazer: fornecer mais uma prostituta ao bordel e mais uma alma ao Diabo.
                                         Porém, se fosse com um ricaço, o padre ficava calado.Não falava do mandamento “não cobiçarás as coisas alheias”, “não roubarás a teu irmão”, “não farás intrigas visando lucro”, “não caluniarás para te apossar do que não te pertence”,”não matarás ao teu irmão” e outros tantos mandamentos.
                                         Para a Igreja, havia dois pesos e duas medidas: uma para o pobre(que não podia errar e mesmo não tendo errado era castigado para servir de exemplo) e outra para o rico(esse podia tudo e contava com o beneplácito da Igreja).
                                        Quando cresci e me juntei a grupos intelectuais(mas, é porisso que a Igreja queria as pessoas analfabetas!), percebí que tudo que eu havia ouvido e acreditado, não visava meu bem estar ou segurança; visava a segurança e o bem estar dos ricos, que não admitiam pobres no seu caminho.
                                         Jamais ví um pecador rico pagar seus pecados.
                                         Nem posso garantir que os ladrões iam para o Inferno pois, ninguém voltou para contar.
                                          Não sei se Carnaval é pecado.Mas, sei que é uma festa popular, cheia de alegria, folclore e que alivia as tensões do dia a dia.
                                           Se sexo fosse pecado, Deus seria incoerente pois, criou sua obra-prima se reproduzindo do pecado.Como é que pode?
                                           E, se dinheiro não traz felicidade, porque os ricos não doam seus bens e vão viver pobremente?Porque matam por dinheiro, se ele não traz felicidade?
                                           Quanto a gula ser pecado, não sei.Mas, devia ser uma trava para o camponês não comer toda a produção de trigo ou maçãs e o burguês preguiçoso correria o risco de passar fome(como todo inútil, incapaz de plantar e colher).
                                           Quanto a ambição ser pecado é controverso: se é o caso de quem muito tem e quer mais, é pecado; se é o caso de ter uma meta, é útil.
                                            Então, me sentí ludibriada, manipulada, roubada nos meus mais caros anseios.Com que direito a Igreja se arvora em juiz do que é bom ou mau?Com que direito a Igreja nos achatou, nos pisoteou?É a vontade de Deus?Mentira!Se é a vontade de Deus, não é o mesmo Deus que eu conheço.É um Deus mentiroso, que tem em sí o pecado da predileção e nem necessariamente pelo melhor, mas, pelo mais atoa.Seria um caos cultuar um Deus assim.
                                            Concluí que tudo que me ensinaram, não merecia sequer um crédito.Era um sucedâneo de mentiras visando manter poucos fartos e saciados e a maioria passando fome.Não era religião.Eram mentiras.Mentiras que nos mantiveram escravizados a uma ordem que jamais existiu.E, cansei de mentiras.
                                            Entendí porque a religião é o ópio do povo: porque você espera sempre uma solução a longo prazo.No futuro, na outra vida...enquanto isso, você não vê a realidade brutal que te cerca.Não, não mais preciso de ópio.O Deus que eu amo não tem predileções, é um pai amoroso que colocou no nosso íntimo sua centelha divina.O Deus que eu amo é paz, não me faz ver o meu vizinho como inimigo só por ele ter outra religião.O Deus que eu amo é justo mas, não tolera deslizes e mentiras.Ele dispensa tua confissão pois, te vigia noite e dia, para tua segurança.O Deus que eu amo é saúde pois, não precisa da minha culpa para que o procure.Ele não quer meu sofrimento, meu sacrifício: Ele se compraz na minha alegria e nas minhas vitórias.Mas, também nas horas amrgas Ele está junto a mim, iluminando, amparando, sem mentiras de longo prazo.O Meu Deus é um Deus de amor...

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário