Somos meros "lulus"; final de ciclo;calendário maia;freqüencias;tsunami novamente;ficção ou realida

domingo, 3 de julho de 2011

Inverno e reminiscências

http://images02.olx.com.br/ui/7/42/82/1279030718_104944082_1-Fotos-de--lencois-de-malha-fio-301-100-algodao-1279030718.jpg

                                    Inverno e reminiscências

                                    Lembro de quando era criança, o inverno, embora chuvoso, era uma época muito gostosa: sentar perto do fogão a lenha, comer pinhão e pipoca, conversar com minha querida tia enquanto ela cozinhava e me explicava o que estava preparando. Mais tarde, eu fazia meu tricô e as lições da escola. Pela manhã, eu ia à aula, muito enroupada e bem protegida. Na cantina, comprava chá quente ou leite quente e comia com biscoitos amanteigados caseiros.
                                    Mas, o ponto alto do dia (ou da noite) era me enfiar em pijama de flanela e deitar nos lençóis de algodão, sempre quentinhos. Os edredons e cobertores ajudavam a aquecer. Edredons feitos de lã penteada e bem espessos. Eu mesma cardava a lã para confeccionar os nossos edredons. Minha mãe cortava e costurava a capa dos edredons. Alinhavava e marcava onde deveríamos bordar os pontos para prender a lã. Depois de pronto, ficava um fino trabalho artesanal. Preciso contar que minha mãe e minha avó também faziam nossos lençóis. Compravam tecido barrado e um tecido liso para a parte de baixo. As fronhas eram feitas do mesmo tecido barrado do lençol. Algumas vezes, minha avó tinha o capricho de bordar lençóis ou toalhas...era incrível!
                                   Hoje, usamos lençóis de fibra sintética, que embora fáceis de lavar e manter, nem são quentes ou aconchegantes. Embora bonitos e funcionais, não guardam aquela textura do algodão, tão macio! Também temos edredons de lã sintética e mal-costurada, ficando algumas partes mais cheias e outras mais ralas. Sem falar que, ao lava-los, a lã sintética costuma se amontoar em certas partes e esvaziar outras. A explicação do fabricante: acontece por causa da centrifugação. Parece que lavar não estava nos planos do fabricante.
                                   Esta manhã, mexendo casualmente em meus lençóis, encontrei dois jogos de lençóis de algodão...logo me veio à memória a minha infância e, não tive dúvidas: coloquei em uso. Também desejei fazer edredons, mas teriam que ser feitos com lã sintética. De cobertores, ainda tenho um bom suprimento deles, alguns nacionais, outros não. Não imagino como e porque fomos abolindo nossos costumes e adquirindo outros. Deve ser porque as fibras sintéticas são mais baratas e mais abundantes. Mas, lembre-se: o aconchego, o conforto, não tem preço!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário