Somos meros "lulus"; final de ciclo;calendário maia;freqüencias;tsunami novamente;ficção ou realida

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ter estrutura

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZnqL7xxh0hwXZjJhtgu5mNZaAsUnUAD2F9KLqSYuMV9_nJMGA5jZdCAgkC2x92spiSeTph52KK9z5sSLKnkNTw18eSzdrnuFcmYE7eWwAIJMJ39O7bpNU3ZguZMkcHcLkjvBru5KKMyk/s1600/Bonsai-2.jpg
Ter estrutura

                            Ainda há pouco, examinando as vidas de certas pessoas abençoadas com muitos dons e que, paradoxalmente, deram errado, conclui contristada "faltou estrutura".
                            Afinal, o que significa a tão famosa "estrutura"?Por assim dizer, simplificando, é apenas "o senso organizacional do que temos em função de nossas metas..."
                            Sempre que se falava que alguém não tinha estrutura, vinha a nossa mente a idéia de pobreza extrema, privação e marginalidade. Mas, a realidade, é um pouco diferente: ter estrutura é dispor de um mínimo de segurança presente para dar o passo em direção ao amanhã.
                            Você não precisa ser rico para ter estrutura. Você precisa ter uma família organizada e que te dê suporte, mesmo você sendo pobre. Você poder comer seu feijão com arroz, poder pagar seu coletivo, poder ir à aula e ao trabalho, ter livros, ter roupa decente, ter disciplina, ter afeto e apoio da família, isto, é ter estrutura.
                            Muita gente julga que dar comida, roupa e luxo é dar estrutura; mas esquece de amar e apoiar. Outras pessoas reclamam de ter que ouvir os filhos, e os deixam desassistidos. Isso, é não ter estrutura.
                            Em qualquer tempo, sempre houve os desatentos, desamorosos, os que abandonam. Se assim não fosse, não haveria tanto marginal, drogado e bandido. É exatamente, culpa da desestrutura familiar.
                            Embora atualmente, os divórcios sejam mais freqüentes, antigamente também havia uniões desestruturadas, instáveis e desacreditadas. Geralmente, as mulheres viam o homem como um caminho para a liberdade e o conforto. E a frustração da falsa expectativa, causa mais transtorno e afasta cada vez mais as famílias.
                            Voltando a vaca fria, a estrutura é embasada na organização dos parcos recursos, da firme convicção da família em torno de uma meta (conforto, por exemplo) e muita disciplina para se chegar lá. Isso não é uma receita miraculosa: é uma equação matemática de muitas varáveis cujo resultado é garantido.
                            Aqueles países pobres, com agricultura familiar ou artesanato familiar são o testemunho disso. O Japão do pós guerra, com sua disciplina, organização e parcos recursos, tornou-se um país altamente industrializado. É um país onde a família é valorizada e respeitada. Com tradições bastante arraigadas, a formação de seu caráter é iniciada desde a infância. Poder-se-ia citar a Alemanha e outros países como exemplo de organização e eficiência. Mas, um rápido olhar em suas culturas já dão a idéia de sua estrutura e o motivo de seu sucesso.
                            Uma pessoa é como uma árvore, precisa de raízes, caule e folhas. Uma árvore resiste a tempestades sem ser arrancada. Já quem não tem raízes é como a erva rasteira, sem estrutura. Aprendam com a Natureza que em tudo tem estrutura e organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário